Wanchain: o futuro de uma estrutura financeira descentralizada?

Comprar WanChain (WAN)
Fonte: https://wanchain.org/

A Wanchain pretende desenvolver uma solução completa para todo o ecossistema financeiro de criptomoedas. O objetivo do projeto é fornecer uma estrutura financeira distribuída em um “futuro descentralizado”, usando um protocolo universal de blockchain. E para que isso se torne realidade a criptomoeda Wanchain trabalha na criação de um banco descentralizado.

A Wanchain (WAN) quer revolucionar a economia de ativos digitais, ou seja, nada mais nada menos do que todo o universo de criptomoedas. A troca entre diferentes criptomoedas sem intermediários é um dos maiores desafios atuais para o mercado de ativos digitais. Essa troca não pode ser realizada diretamente, necessitando de intermediários (exchanges) para que uma transação entre diferentes criptomoedas seja realizada.

Esse desafio pode ser comparado a época em que não havia a internet. A comunicação entre computadores era restrita a apenas redes internas (LAN), sem conexão com computadores de todo o mundo. As criptomoedas ainda são operadas dessa forma “rudimentar”, sengo negociadas isoladamente através de redes.

Comunicação entre criptomoedas é a aposta da plataforma

Atualmente a negociação de criptomoedas acontece através de bolsas de valores conhecidas como exchanges/corretoras. As principais empresas como a Binance, Bitfinex, Bittrex controlam o mercado de ativos digitais. O mercado precisa de criptomoedas ainda precisa ser melhor explorado, pois exchanges descentralizadas ainda estão em um estágio  inicial de desenvolvimento. Elas representam apenas uma fração do volume total de transações de criptomoedas.

Se todas os blockchains pudessem se comunicar entre si seria uma excelente inovação, solucionando um problema vigente no mercado de criptomoedas. Dessa forma poderia existir uma comunicação entre os blockchains, evitando a centralização dos negócios através das bolsas de valores.

A Wanchain busca resolver esse problema que revolucionará o mercado de ativos digitais. Isso garantiu grande entusiasmo diante do projeto da criptomoeda, percebido pelo mercado desde que a ICO da Wanchain foi criada.

Whitepaper da empresa

No whitepaper da empresa diversos recursos são listados apresentando as funcionalidades da Wanchain, confira:

  • Contratos Inteligentes: como um fork do Ethereum, o Wanchain assumiu essa funcionalidade
  • Comunicação entre Blockchains: Contratos inteligentes entre Blockchains, DApps, entre outros
  • Transações Privadas através de Assinaturas Ring (como o Monero)
  • Endereço de Uso Único
  • Exchange Descentralizada
  • Plataforma ICO
  • Ferramenta de Gerenciamento de Ativos

Tecnologia Wanchain

O recurso mais inovador da plataforma é provavelmente o Protocolo de Comunicação entre Blockchains. Essa tecnologia permitirá a comunicação e a troca entre o blockchain WAN e outras blockchains.

O protocolo consiste em três componentes que são implementados usando contratos inteligentes. Dessa forma a Wanchain pretende abordar o problema das transferências de valor entre diferentes bancos de dados, estabelecendo conexões entre os nós de várias blockchains e fornecendo uma estrutura para aplicações financeiras baseadas em ativos digitais.

wanchain_crosschain
Fonte: https://wanchain.org/

A infra-estrutura financeira da empresa será formada por três características principais:

  • Comunicação entre Blockchains
  • Proteção de Privacidade
  • Contratos Inteligentes

Tudo isso apresentado em um único projeto. Os Contratos Inteligentes da blockchain serão anônimos, como acontece com o Monero por exemplo.

A Wanchain também foca a privacidade, usando os recursos do Monero, assinaturas Ring e endereços de uso único. As “assinaturas Ring” dividem a transação em vários blocos, dificultando assim o rastreamento de dados.

Além disso, são criados endereços inválidos que participam desse “Ring”: o rastreamento de uma transação é quase impossível através da plataforma. Os endereços de uso único significam que um novo endereço é gerado em cada transação, tornando assim, o rastreamento ainda mais difícil.

Verificação de dados pela plataforma

A criptomoeda utiliza um algoritmo de prova de participação para verificar as transações. A Wanchain usa 3 tipos de Masternodes:

  • Cross-Chain Transaction Proof Nodes (Vouchers)
  • Locked Account Management Nodes (Storemen)
  • General Verification Nodes (Validators).

A Wanchain foi um fork do Ethereum e compartilha o mesmo código da rede. Por isso existe a questão da escalabilidade da criptomoeda. A Wanchain acredita que a escalabilidade e o desempenho atuam como grandes desafios para a indústria de criptomoedas. É por isso que a Wanchain junto com outros projetos, especialmente a comunidade Ethereum, quer buscar novas soluções.

É também importante notar que a Wanchain apresenta um produto funcional e uma MainNet. A Wanchain 1.0 têm funcionalidades como Explorer, Wallet, WAN, Contrato Inteligente e Recursos de privacidade.

Quem está por trás da Wanchain?

Jack Lu é o fundador da Wanchain. Ele fundou o Factom, uma criptomoeda que está entre as top 100 de todos os ativos digitais em capitalização de mercado. Lu também fundou a Wanglu Tech, uma empresa que produz software de blockchain.

Para dar vida à Wanchain Jack Lu criou a Fundação Wanchain, uma organização sem fins lucrativos com sede em Cingapura e Austin, no Texas. O presidente da fundação é Dustin Byington, que possui em seu currículo projetos como a fundação do Bitcoin College, Satoshi Talent e co-fundação da Tendermint.

A criptomoeda WAN

A Wanchain não é apenas uma plataforma de blockchain capaz de realizar transações entre várias criptomoedas. O ativo digital é também uma rede blockchain que pode existir independentemente. O centro de todo essa rede é o Wanchan Coin – WAN.

A WAN ICO vendeu 107 milhões de tokens, totalizando 210 milhões (Total Supply). Um total de 120.000 ETH pode ser obtido através dessa arrecadação. As receitas foram divididas da seguinte forma:

  • 10% Infraestrutura
  • 10% Operações Diárias
  • 10% Marketing
  • 10% Desenvolvimento Comunitário
  • 60% para Pesquisa e Desenvolvimento.

O preço de uma WAN sob a ICO era de US $ 0,34 no momento em que foi lançada. Quando a WAN Coin foi negociada pela primeira vez em uma exchange seu valor aumentou em mais de dez vezes em relação ao preço de venda na ICO. Isso aconteceu no final de março de 2018 após a WAN alcançar mais de US$ 3. No entanto a criptomoeda teve uma  queda em seu preço em abril, mas acabou se recuperando rapidamente.

Aliança de Interoperabilidade da Blockchain

Juntamente com a ICON e a AION, a Wanchain fundou a “Blockchain Interoperability Alliance”. A aliança persegue o objetivo comum de promover a interconectividade entre as redes de blockchains isoladas. O objetivo é promover a cooperação e a pesquisa sobre transações e comunicações, desenvolvendo padrões comuns da indústria.

Roadmap

Como pode ser visto no Roadmap, o Wanchain deu seus primeiros passos em 2016. Desde janeiro do ano passado a Wanchain 1.0 já era executada na Mainnet. A Wanchain 2.0 será lançado no meio do ano com PoS, funcionalidade de Multi-Blockchain Ethereum e uma carteira de moedas múltiplas. Até o final de 2018 está prevista a versão 3.0, na qual será integrado o Bitcoin ao projeto. Até o final de 2019 as “Privacy Coins” também serão integradas na plataforma.

wanchain roadmap
Fonte: https://wanchain.org/
Consideração crítica

O projeto foi e ainda é extremamente sensacionalista. Na verdade, se a Wanchain puder cumprir suas promessas, a WAN parece ser um projeto muito interessante. A criptomoeda poderia criar um ecossistema financeiro totalmente autossuficiente para moedas digitais e outros ativos digitais. Em particular, recursos como os Contratos Inteligentes Anônimos e o Protocolo de Comunicação entre Blockchains são muito inovadores.

No entanto, é questionável se a Wanchain poderá realmente cumprir com suas promessas. Por exemplo, o OmiseGo, tem uma abordagem semelhante na plataforma Ethereum com sua filosofia Unbank the Bank. Há também várias exchanges descentralizadas em desenvolvimento na plataforma NEO, e a primeira já está ativa (Switcheo), que deseja implementar trocas de tokens com tokens ERC20.

Por outro lado, a Wanchain oferece um pacote completo, que inclui alguns recursos exclusivos. Mas, ainda assim, é interessante acompanhar como a Wanchain se desenvolverá no futuro próximo.