Ripple (XRP) vs. Stellar Lumens – Jed McCaleb vs. Cory Johnson

xrp stellar Jed Mccaleb cory johnson

A relação competitiva entre o Ripple, o XRP Ledger e Stellar Lumens tem uma longa história. O recente desenvolvimento no relacionamento entre as duas empresas parte de Cory Johnson, estrategista-chefe de mercado do Ripple.

A criação de Stellar Lumens em 2014 pelo co-fundador do Ripple, Jed McCaleb, foi um marco de extrema importância no mundo das criptomoedas. O projeto Stellar Lumens foi projetado para permitir pagamentos transfronteiriços rápidos, econômicos e confiáveis. A moeda visa criar um sistema de pagamento único para instituições financeiras e pessoas em todo o mundo.

O Ripple foi desenvolvido com um objetivo muito semelhante, com a diferença que está focando no mundo financeiro. A competição era quase inevitável.

Novo desentendimento entre McCaleb e Johnson

Recentemente, houve rumores de que McCaleb está vendendo seus tokens para reduzir o preço do XRP artificialmente. Isso levantou a questão de se McCaleb estava agindo dentro dos termos estabelecidos pela Ripple em uma série de ações judiciais contra ele. Como esclareceu o CTO da Ripple, David Schwartz:

“Jed McCaleb tinha uma longa lista de idéias ruins que a diretoria do Ripple não queria implementar. Então Jed começou com base nessas idéias … [ele] tentou se livrar de seus tokens XRP rapidamente. Ripple agiu para impedir ele por uma série de ações judiciais.”

Quando ele decidiu deixar a Ripple foi estabelecido um acordo entre McCaleb e a fundação. McCaleb teve que vender todas as ações da empresa detidas por ele. Em troca, McCaleb tem que vender seus fundos de XRP lentamente, em vez de colocar eles no mercado todos de uma só vez.

McCaleb recentemente continuou a repreender Ripple, com um exemplo em uma entrevista com a CNBC:

“É muito difícil operar nós fora do Ripple Labs. A equipe opera a maioria dos nós, que deveriam ser de interesse para todos.”

Cory Johnson falou sobre XLM e McCaleb, explicando que o Stellar não tem uma ampla base de desenvolvedores na sua opinião:

“Quero dizer que obviamente ele é um cara super inteligente, mas construir uma empresa realmente grande usando ativos digitais é um desafio real. Existem muitas empresas que estão desenvolvendo em XRP. Eu não conheço muitas que desenvolvem em lumens, exceto a Stellar.”