O time português Sporting Clube de Portugal (SCP) é um dos maiores times de futebol do país. E não é o primeiro time que reconhece as vantagens de criptomoedas e da tecnologia blockchain. Até agora, eram sobretudo times europeus de grande dimensão como o PSG que lançaram suas próprias criptomoedas. O SCP apresentou um pedido de implementação de um ICO.
Grandes nomes do setor anunciaram suas próprias moedas
Vários times internacionais de futebol já anunciaram suas próprias criptomoedas e o lançamento de ICO’s. E algumas estrelas de futebol já recebem parte do seu salário em criptomoedas.
Um exemplo em agosto foi o Gibraltar United, onde os jogadores vão receber seus salários em criptomoedas a partir de 2019. O Paris St. Germain também deu um bom exemplo ao se juntar à rede Socios neste verão. Além disso, o PSG quer lançar sua própria moeda em breve.
A Juventus da Itália já anunciou o lançamento do token fan, e sete times da Premier League inglesa vão passar a pagar seus jogadores com Bitcoin. E no Brasil, o Avaí já anunciou a criação de sua própria criptomoeda em Setembro desse ano.
First football club ICO in history! pic.twitter.com/BNNhkNNPkN
— Blackbridge (@1Blackbridge) September 12, 2018
As criptomoedas no mundo dos esportes
O Sporting Clube de Portugal não é um time de dimensão mundial. No entanto, o anúncio do lançamento de um ICO mostra mais uma vez mostra que não é apenas um objeto especulativo de alto risco.
No entanto, no caso do Sporting Clube de Portugal, o lançamento do ICO depende da aprovação dos sócios. O time quer usar o ICO sobretudo para arrecadar dinheiro, e para o pagamento de um título de vencimento a seus investidores.
A direção do time está aberta às opções técnicas que as moedas digitais podem oferecer para o setor esportivo. Como disse Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting:
“Estamos em reuniões sobre isso. Estamos a olhar atentamente para um ICO. Há um potencial muito grande de valor na marca Sporting.”