Populous: contabilidade inteligente de contrato via blockchain

Comprar Populous Coin (PPT)

A Populous Coin (PPT) está avançando para o ranking das 20 maiores criptomoedas. Sua valorização também chama a atenção dos investidores. A criptomoeda já registrou altas de até 40% nos últimos meses. Apostando em uma contabilidade inteligente via blockchain, a Populous Coin (PPT) promete um melhor gerenciamento dos ativos digitais através de sua plataforma.

A Populous é uma plataforma contábil global P2P (peer-to-peer) baseada na tecnologia blockchain. A tecnologia Blockchain destina-se a eliminar as ineficiências e os riscos de pedidos originados e processados manualmente e os erros manuais associados e financiamento de fatura dupla.

A ideia do projeto

A plataforma Populous foi criada em 2017 pelo especialista em dados, Stephen Williams. O fundador da Populous projetou uma plataforma para financiamento de faturas via blockchain que funcionasse com segurança e eficiência.

Quando Stephen conheceu o Bitcoin e a tecnologia blockchain entendeu imediatamente que esta seria a base do seu projeto. A plataforma Populous usa o poder do Ethereum Blockchain para mapear a complexidade da contabilidade em um sistema distribuído. Oferecendo assim, um ambiente seguro para seus usuários.

Após idealizar o projeto, Stephen iniciou uma (ICO) para financiar a criptomoeda e cobrir os custos iniciais da plataforma. Para que isso tornasse realidade o fundador da Populous Coin (PPT) apresentou sua proposta ao mercado, diferenciada em relação à tecnologia de finanças atrelada ao blockchain. Assim nasceu o projeto Populous que criou a base de desenvolvimento necessária para o amadurecimento da plataforma.

Plataforma Populous: como funciona o sistema

A plataforma opera através de contratos inteligentes entre vendedores e compradores de faturas. Toda vez que um contrato inteligente é executado na plataforma, 80% dos fundos são liberados para o vendedor de faturas através do contrato inteligente.

O pagamento só pode ser confirmado após a transação ser inserida no ledger distribuído e o processo de crowdfunding concluído. Todos os requisitos legais para a validação das operações na plataforma são inseridos nos contratos inteligentes, que são legalmente vinculados à execução.

Todas as transações financeiras entre compradores e vendedores de faturas são tratadas pela Pokens. O fluxo de caixa dentro da plataforma é realizado através do uso de um token de moeda estável e personalizado, chamado Pokens. Os Pokens são associados na escala 1: 1 às moedas fiduciárias (Real, Euro, Franco Suíço, Dólar Americano, Libra Esterlina, etc).

Dessa forma o Poken garante a execução do contrato inteligente permitindo o fluxo de caixa da plataforma. Embora o Poken possui escala 1:1 com moedas fiduciárias, a plataforma aceita negociações apenas envolvendo libra esterlina, GPB. Outras moedas devem ser inseridas em breve na Populous.

Como acontece o processo de liquidação de fatura na plataforma:

  1. Depósitos têm que ser trocados por Pokens
  2. O comprador transfere os Pokens para o vendedor
  3. O vendedor transfere Pokens para cobrar do comprador o reembolso da fatura
  4. Retirada de fundos em dolares, euros, libras esterlinas, Bitcoin ou Ethereum

Os Pokens são compatíveis com o ERC20 e podem ser usados para executar contratos inteligentes no Ethereum Blockchain. A moeda base do Poken é uma moeda nacional fiduciária baseada nas necessidades e na localização da transação. No caso da Populous os Pokens são inicialmente ligados à libra esterlina (GBP), pois a empresa está sediada em Londres, na Inglaterra.

Todos os usuários da plataforma podem converter seus GBP-Pokens em Pokens de outras unidades monetárias dentro da plataforma. Por exemplo, o participante pode converter seus GBP-Pokens por USD-Pokens com base na taxa de conversão definida pela bolsa de valores de Londres. Todas as moedas são determinadas pela bolsa nacional do território do usuário cadastrado na plataforma.

Depósitos de fundos na plataforma podem ser feitos em Bitcoins, que serão trocados por um par cumulativo de BTC / USD no momento do depósito. Ao realizar retiradas na Populous, os Pokens podem ser trocados por moeda fiduciárias suportadas pela rede ou por criptomoedas, como Bitcoin ou Ethereum, por exemplo.

O uso do Poken personalizado protege a conta do comprador e do vendedor da volatilidade do mercado (flutuações de preço). Dessa forma a plataforma realiza todo o  trabalho da contabilidade sem a necessidade de terceiros.

Segurança da plataforma

Os contratos inteligentes são protegidos pelo uso de dados XBLR e Altman Z-Scores para garantir a solvabilidade financeira das empresas que desejam vender faturas.

XBRL (eXtensible Business Reporting Language) é um padrão global para troca de informações comerciais e está disponível para qualquer pessoa. Ele é desenvolvido e publicado pela XBRL International, Inc.

Já a fórmula do Z-Score, publicada em 1968 por Edward I. Altman, é uma fórmula padrão usada na indústria financeira mundial. A fórmula fornece três declarações previsivelmente importantes:

  1. A probabilidade de uma empresa ir à falência no prazo de dois anos
  2. A probabilidade de uma empresa falhar ou não
  3. Uma medida de controle para dificuldades financeiras

Conclusão

O vídeo a seguir resume todos os pontos importantes sobre a plataforma Populous:

A plataforma surgiu de uma necessidade que pode ser melhor mapeada por contratos inteligentes via blockchain. Após as condições pré-determinadas serem atendidas, a atividade de faturamento poderá ser executada na Populous.

Por enquanto, a plataforma será um pequeno obstáculo para os investidores e vendedores de títulos europeus. Isso porque, no início, apenas estarão disponíveis tokens de GBP, o que resultará em custos de câmbio ao trocar por outra moeda, como o euro.

Dependendo do tamanho desses custos, poderá não ser lucrativo para os usuários em potencial usar os serviços da plataforma Populous. No entanto, como o projeto ainda é muito jovem, resta saber em que direção, em nossa visão, essa ideia brilhante evoluirá no mercado de ativos digitais.

Se quiser saber mais informações sobre a plataforma você poderá consultar o whitepaper ou visite o site oficial da Populous.