Pesquisas da Ethereum Whitepaper sobre a Casper, são fundamentais para a escalabilidade

escalabilidade ethereum

Poucos dias depois de Vitalik Buterin, co-fundador da Fundação Ethereum, discutir o “Protocolo serenity”na frente de milhares no Devcon4, um consórcio de quatro pesquisadores cripto apresentou um projeto de Whitepaper sobre a Casper CBC, que visa resolver os problemas de escalabilidade da Ethereum através da Prova de Estaca (PoS).

Enquanto o documento técnico está ainda no início, muitos vêem este desenvolvimento como um passo promissor em direção a um “World Computer” escalável, descentralizado e eficiente.

Ethereum Casper CBC

Ethereum, que foi lançado oficialmente em 2015, foi inicialmente elogiada como uma fonte aberta descentralizada e plataforma pública, que permite a colocação de calços de computação corrente e de processamento de dados. E assim o projeto, que propagou seu Blockchain como o chamado “computador mundial”, recebeu rapidamente a aprovação de todas as áreas da indústria de criptografia.

Mas quando o ecossistema chegou aos limites, devido a um aumento de usuários ativos e transações diárias, tornou-se claro que o consenso Prova de Trabalho (POW), que foi parcialmente igual ao re-SHA256 de Satoshi Nakamoto, precisava ser “melhorado”.

Esse problema iminente já foi antecipado pelos desenvolvedores, fazendo com que muitos gastassem centenas de horas resolvendo o problema principal (escalabilidade). Agora que o debate sobre a escalabilidade pode ser encontrada a novas alturas, Vlad Zamfir, um dos principais pesquisadores da Fundação Ethereum e três de seus colegas publicaram um artigo de jornal intitulado “Introducing the ‘Minimal CBC Casper’ Family of Consensus Protocols” .

O documento, que contém um grande número de fórmulas técnicas, levanta a Casper Correct-by-Construção (CBC) e indica um mecanismo de consenso remoto que tornará possível a implementação de um sistema POS eficiente na rede Ethereum.

Devido ao fato de que o documento está em fase de projeto, Casper CBC parece ser removido pelo menos dois a três anos de plena implementação na cadeia principal, mas independentemente disso, este é, sem dúvida, um passo que pode avançar ainda mais o projeto Ethereum.

Serenidade primeiro, depois Casper CBC

De acordo com a Buterin Serenity, é uma “implementação de Casper” real que eventualmente ainda vai ser implementado a partir do modelo híbrido / POS PoW e irá evoluir para um mecanismo de POS puro.

O protocolo pode, eventualmente, permitir vezes puros POS consenso mais rápidos de confirmação (8-16 segundos) e, acima de tudo, uma melhoria de 1000 vezes na escalabilidade, o que é susceptível de resolver a maior parte dos defeitos de curto e médio porte de Ethereum. Por enquanto usuários Ethereum devem, portanto, estar satisfeitos com as 1.000 vezes de escabalidade de serenidade.