ICO – O que é uma ICO e como funciona o financiamento de criptomoedas?

ico

Uma ICO é um modelo de negócios em rápido crescimento para o financiamento de projetos blockchain. Todos os anos aumentam as somas gastas neste novo tipo de financiamento coletivo. Explicamos o que é uma ICO e o que ter em conta em uma oferta inicial de moeda.

ICO – O que significa?

O termo “ICO” é a abreviatura de “Initial Coin Offering”. Em português: “Oferta Inicial de moedas”. A abreviatura representa uma modificação da IPO, a “Oferta Pública Inicial”, que é a oferta pública inicial de uma empresa. A IPO irá pela primeira vez oferecer ações de acionistas existentes ou um aumento de capital em uma bolsa de valores.

O que é uma OIC?

O significado da ICO não tem nada a ver com uma IPO. Nenhuma ação da empresa é vendida em uma bolsa de valores. Ao invés disso, aos interessados ​​são oferecidos tokens ou criptomoedas. Em alguns casos, essas moedas e tokens foram projetadas especificamente para o financiamento coletivo. Além disso, têm pouco ou nenhum valor.

Em outros casos, a criptomoeda em si é o coração do projeto, e a oferta inicial de moedas é a primeira oportunidade de obter a moeda. Muitas vezes referida como “venda simbólica”, a venda é feita através do blockchain, a rede peer-to-peer descentralizada de criptomoedas. As vendas são registradas no Blockchain.

Para que servem as ICOs?

Uma a OIC é usada principalmente para crowdfunding. Na maioria dos casos, eles financiam novos projetos de blockchain. A equipe de desenvolvimento fornece um whitepaper que descreve os benefícios e detalhes técnicos de uma determinada criptomoeda ou blockchain. Isso os tornará disponíveis para a comunidade de criptomoedas. Em seguida, interromperá a oferta inicial de moedas dentro de um determinado período de tempo.

Os investidores têm a oportunidade de investir cedo na criptomoeda oferecida. Eles especulam que, ao longo do tempo, o valor da criptomoeda adquirida aumentará e, posteriormente, poderão vender, fazendo lucro. Outros querem apenas apoiar o projeto porque gostam da ideia. A moeda oferecida é frequentemente trocada por Ethereum ou Bitcoin. O sucesso das Ofertas Iniciais de Moedas em Reais ou Dólares é o valor de Éter e Bitcoin no momento da venda.

Embora a maior parte dos projetos blockchain tenham se financiado por meio de uma oferta inicial de moedas, esse método de crowdfunding também está se tornando cada vez mais popular entre as empresas comuns. As vantagens em comparação com uma IPO tradicional são muito menos obstáculos burocráticos e menos regulamentações. Muitas vezes, as grandes corporações têm que se preparar uma longa IPO. No entanto, como as criptomoedas não são compartilhamentos da empresa, essas regulamentações não se aplicam a elas.

A ICO também permite que startups pequenas e emergentes se autofinanciam. E também pode se voltar para a comunidade. Você não precisa saber sobre as bolsas de valores para participar de uma venda simbólica.

No entanto, do ponto de vista do comprador, existe um risco muito maior. Várias vezes foi criado um WhitePaper sem pesquisar, por desenvolvedores desconhecidos para criar uma moeda. Depois disso, os desenvolvedores desapareceram com suas receitas, o desenvolvimento posterior do projeto não ocorreu e os investidores ficam com uma moeda sem valor. Mesmo se não houver intenção maligna por trás dele, existem muitos tokens que têm pouco ou nenhum uso mas são oferecidas. A proteção dos investidores não é garantida.

Como resultado, atualmente estão sendo feitos esforços para criar sites nos quais as criptomoedas da ICO são reguladas, por um lado, mantendo-se um atraente modelo de crowdfunding no outro. A Suíça é o líder nesse aspecto. Em 2017, quatro das 15 maiores vendas de token do mundo aconteceram na Suíça. Essas quatro empresas receberam um total de US$ 631 milhões. Estas são a empresa de tecnologia financeira Tezos, o centro de negociação online Bancor, o status do serviço de notificação e a empresa de capital de risco The Dao.

Como posso comprar criptomoedas ou tokens em uma ICO?

As condições de estrutura de uma ICO dependem muito do operador do projeto. Muitas vezes é preciso ter Bitcoin ou Ethereum como capital próprio. Ambas as criptomoedas devem estar em uma carteira hardware ou carteira software. Da mesma forma, as moedas compradas precisam de uma carteira na qual possam ser armazenadas. Em alguns casos, um pagamento via PayPal é possível. Como regra geral, o desenvolvedor do projeto disponibiliza a informação para qual endereço as moedas devem ser enviadas, ou se vão ser usados portais específicos.

Existe uma diferença entre tokens e criptomoedas. Uma criptomoeda é uma moeda digital que também pode funcionar como meio de pagamento. Por trás de uma criptomoeda é sempre uma infraestrutura separada de blockchains, nodes e miners.

Muitos dos tokens em circulação são baseados em Ethereum. Sem o Blockchain Ethereum, eles não poderiam existir porque eles não têm sua própria infra-estrutura. As funções de um token também são limitadas. Alguns deles oferecem benefícios ou serviços em sua plataforma. Outros tokens foram criados apenas para a venda simbólica para eventualmente financiar o projeto com a venda. Existem até mesmo tokens que executam uma função semelhante a uma ação e dão ao proprietário direitos de voto para o projeto.

Ambos os termos são frequentemente usados ​​alternadamente, mas você deve prestar muita atenção para a possibilidade de comprar um criptomoeda ou um token. Em última análise, eles cumprem funções diferentes.

Como analiso ou classifico uma ICO?

Um dos aspectos mais importantes de uma ICO é o whitepaper. É importante não comprar cegamente as últimas moedas. Leia o conteúdo do Whitepaper, quais são os objectivos da criptomoeda e quais os problemas que quer resolver. O projeto é promissor? Existe uma necessidade para o que o projeto irá entregar? Sucesso e fracasso podem depender disso.

A equipe deve ser examinada mais de perto. Quais experiências têm os membros da equipe? Têm perfis nas redes sociais e no LinkedIn? Como era o trabalho anterior da equipe? Podemos detectar maquinações duvidosas entre os chefes do projeto? Uma grande vantagem é quando os membros da equipe já trabalharam em criptomoedas antes.

Veja o marketing e a presença da equipe nas mídias sociais. Quantos seguidores o projeto tem no Twitter, quantos membros estão em seu subreddit? Por trás de muitos projetos blockchain bem-sucedidos está, em última instância, uma base de fãs leais e uma comunidade forte. O apoio de grandes empresas do setor tecnológico ou financeiro também é uma boa indicação do sucesso da empresa.

O Roadmap também é importante. Deve-se observar atentamente se a equipe é capaz de atingir as metas estabelecidas no planejamento do projeto. Isso dá uma idéia sobre se as metas são realistas e a equipe é capaz de atingir os objetivos pretendidos. Se não houver Roadmap, é melhor largar o projeto.