Fake News espalha boato sobre insolvência da Bitfinex no mercado

Fake News espalha boato sobre a Bitfinex

Uma onda de Fake News atingiu o mercado de criptomoedas nos últimos dias. Boatos espalhados na internet apontavam que a Bitfinex deixaria de existir. A notícia provocou um alvoroço no mercado de criptomoedas e muitos se perguntaram se a exchange realmente passaria por um processo de insolvência.

Algumas exchanges já deixaram de existir no passado após sofrerem um ataque hacker, por exemplo. Desse modo, a Mt. Gox é uma delas, a exchange declarou falência após milhares de Bitcoins (BTC) serem roubados da corretora de criptomoeda. Porém, além dos casos verdadeiramente confirmados, muitas notícias falsas apontam para acontecimentos desse tipo envolvendo exchanges como a Bitfinex.

Boato começou com um post feito no Medium sobre dificuldades de saque na Bitfinex

Um post realizado no Medium foi o chamariz para a onda de notícias falsas sobre a insolvência da Bitfinex. Dessa forma, um perfil no site publicou que usuários estavam com problemas para retirar criptomoedas da exchange, e que a Bitfinex estava passando por um processo de insolvência. Sendo assim, a notícia foi forte o bastante para preocupar toda a comunidade cripto que utiliza a exchange e que possuíam fundos em suas contas.

A Bitfinex é uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo. A sede da corretora de criptomoedas está localizada nas Ilhas Virgens Britânicas, porém, é em Honk Kong que a sede da corretora está instalada. Dessa forma, a exchange precisou se pronunciar sobre o caso para desmentir o processo de insolvência da empresa que foi replicado nas redes sociais, tornando-se uma grande fake news espalhada no mundo cripto.

Exchange publicou comunicado mostrando fortuna acumulada em criptomoedas

Logo após o boato acontecer, a Bitfinex decidiu publicar uma nota se defendendo da Fake News. A empresa mostrou uma reserva de US$ 1,6 bilhões em criptomoedas, que a Bitfinex armazena em carteiras frias. Essa fortuna está distribuída entre Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e EOS. Além disso, a empresa alegou que essa seria apenas uma pequena parte de seus fundos, sem mencionar o valor que a empresa possui em moedas fiduciárias.

“O Bitfinex não é insolvente, e um fluxo constante de artigos do Medium reivindicando o contrário não mudará isso. Como uma das poucas trocas que operam desde 2013, com uma pequena equipe e baixos custos operacionais, não compreendemos inteiramente os argumentos que pretendem nos mostrar insolventes sem fornecer qualquer explicação sobre o motivo. As carteiras abaixo representam uma pequena fração das holdings de criptomoedas Bitfinex e não levam em consideração holdings fiduciários de qualquer espécie”.

O post foi publicado neste domingo (7) pela empresa tentando reduzir os boatos sobre a insolvência. Desse modo, a Bitfinex conseguiu minimizar os efeitos negativos que a publicação de uma Fake News causou para a exchange.