Ethereum vs. TRON: Vitalik Buterin e Justin Sun se enfrentam no Twitter

justin sun vitalik buterin

Justin Sun e Vitalik Buterin se enfrentaram novamente no Twitter. Os dois lançaram críticas contra as plataformas do outro, Ethereum e TRON, que lutam pelo domínio do mercado de d’Apps.

No Twitter de hoje, Justin Sun mais uma vez elogiou os méritos da plataforma TRON. Em um tweet, ele adicinou um artigo onde Vitalik Buterin declarou:

“… Basicamente, a próxima onda de adoção de criptomoedas não será construída sobre um hype, porque o hype já temos. Tem que vir de aplicativos realmente úteis e coisas que entregam valor para as pessoas. ”

Em resposta ao comentário de Buterin, Justin Sun twittou o seguinte:

“[Vitalik Buterin] admite que ETH lidera a corrida de 2017 com base no hype. A TRON liderará a próxima apta, baseada na adoção em massa, dApps e BitTorrent… $ TRX”

Os comentários são consistentes com a promoção habitual de TRON de Justin Sun, já tendo elucidado várias vezes que o TRON causaria a próxima alta.

Em resposta ao comentário dissimulado de Sun, Buterin respondeu, dizendo que qualquer pessoa que usa seu próprio símbolo em um tweet não vale a pena ouvir.

Sun respondeu sarcasticamente, dizendo que Buterin pode criticar o uso do ticker TRX depois que a plataforma Ethereum bater “2 milhões de transações por segundo” da TRON:

História da Rivalidade

A relação tensa entre Vitalik Buterin e Justin Sun remonta às origens do TRON. No passado, Buterin criticou extensivamente o flagrante plágio de Sun no Whitepaper de TRON, usando código sem atribuição. Em um comentário de Buterin (referenciando o plágio), ele observou que Justin Sun poderia mais facilmente ter roubado esse projeto, usando copy/paste para melhorar sua eficiência de plágio.

Buterin chegou mesmo a chamar a atenção para o plágio de Justin Sun em uma piada do primeiro de abril. Em uma proposta de melhoria da Ethereum (o processo que a comunidade de desenvolvedores Ethereum decide sobre como fazer atualizações de software), Vitalik Buterin plagiou 20% da proposta do site da TRON, homenageando o whitepaper e os incidentes de cópia de código.

No entanto, Justin Sun está longe de ser indefeso. Ele não deixou que as críticas diminuíssem, e aumentou seus próprios ataques à Ethereum, dizendo que, em um mercado de baixa, os desenvolvedores deveriam migrar para a TRON:

Quem tem razão?

Talvez Buterin esteja certo ao dizer que Sun usa TRON para seu próprio ganho, implicando que ele aumenta o hype acerca da moeda para lucrar mais com ela:

“Se você agir dessa maneira, dizendo que o mercado experimentará aumentos de preço de 1000 vezes, está incentivando as pessoas a agirem como Justin Sun.”

Ou talvez Justin Sun seja justificado em sua promoção de TRON. Supondo que suas alegações são precisas, TRON pode ser muito melhor do que Ethereum. Talvez, TRON vai realmente “matar” o Ethereum, quando TRX supera ETH.

Seja qual for o resultado, o marketing agressivo do projeto TRON de Justin Sun não combina com o estilo de liderança mais reservado e tecnológico de Vitalik Buterin. Dadas essas circunstâncias, parece improvável que os dois reconciliem suas divergências em torno das duas plataformas concorrentes.