DigixDAO (DGD): uma criptomoeda de governança “dourada”

DigixDAO (DGD)

O DigixDAO (DGD) é um token digital recém-lançado no mercado de criptomoedas. O token faz parte de uma rede que possui outro ativo digital, que funciona como reserva física de ouro através de criptomoedas.

A finalidade das criptomoedas pode ser bem diversa em relação a sua proposta de mercado. No caso da rede Digix, a plataforma possui uma proposta inovadora que consiste na reserva física de ouro através de criptomoedas. Esse ecossistema permitiu a criação de duas criptomoedas, o DigixDAO (DGD) e o Digix Gold Token (DGX).

Rede Digix armazena ouro físico comercializado através de seu token digital

A rede Digix armazena ouro fisicamente de acordo com o número de criptomoedas do cliente. Dessa forma a empresa permite que a tecnologia blockchain seja capaz de estabelecer investimentos em ouro. A plataforma foi desenvolvida na rede Ethereum e foi pioneira no desenvolvimento de tecnologias como o protocolo de provas de ativos (POA em sua sigla em inglês).

O ouro armazenado fisicamente proporciona aos usuários investir no metal precioso virtualmente através do token (DGX). Dessa forma, a plataforma comercializa ouro através das refinarias LBMA.

Pensando na segurança dos usuários, a rede Digix investiu em uma auditoria independente, como a do Bureau Veritas. A empresa é pioneira em avaliação de ativos como o ouro desde 1828. A cada três meses a Bureau Veritas inspeciona a reserva de ouro armazenada pela empresa.

O que é o DigixDAO (DGD)?

O DigixDAO (DGD) foi lançado em março de 2016 pela rede Digix. Desde então o token vem chamando a atenção por sua variação de preço no mercado de ativos digitais.

“O DGD é o símbolo de governança do DigixDAO. Os titulares da DGD participam, submetendo propostas e solicitando subsídios para projetos que construam o ecossistema Digix e DGX. Potenciais sugestões de propostas poderiam incluir a criação de videoclipes sobre a Digix, a aceitação do DGX como método de pagamento em seu café, a abertura de um café Digix, entre muitas idéias possíveis.”

Durante o lançamento da oferta inicial de moeda do DigixDAO (DGD), US $ 5,5 milhões foram arrecadados em apenas doze horas, atingindo a meta de arrecadação da empresa. Essa foi a primeira grande organização criada dentro da rede Ethereum.

A promessa de uma recompensa

A promessa da empresa é de que o DigixDAO (DGD) fosse render trimestralmente lucro em relação ao ouro armazenado sob forma de (DGX). Mas essa promessa foi revogada pela empresa, que afirmou que o DigixDAO (DGD) funciona como um suporte à (DGX). Ao contrário de seu “irmão”, o DigixDAO (DGD) não equivale seu preço ao valor do ouro físico.

O futuro promissor da rede Digix

O preço do ouro pode flutuar de acordo com o seu comércio internacional e a exploração do metal precioso. Contudo, essa variação é bem consiste se for comparada com outros ativos, que possuem maior volatilidade no mercado financeiro.

Ao trazer a proposta de fornecer ouro fisicamente através de criptomoedas, a rede Digix aposta em um ativo consolidado no mercado há séculos. Dessa forma, ao longo prazo isso poderá abrir portas para a comercialização de ouro exclusivamente via blockchain. Isso poderá permitir, ainda, que outros metais sejam comercializados no universo financeiro criptográfico futuramente.