Digix Gold Token (DGX): o token que equivale a uma grama de ouro

Digix Gold Token (DGX)

A criptomoeda Digix Gold Token (DGX) foi criada na rede Ethereum e equivale ao ouro. Cada unidade do token corresponde a uma grande do metal valioso, que é armazenado fisicamente como forma de garantir o ativo digital.

Algumas criptomoedas e projetos apostaram no metal valioso para dar nome e finalidade aos ativos digitais. Em alguns projetos o preço do ouro é levado em conta em relação ao valor da criptomoeda no mercado, mas no caso do Digix Gold Token (DGX) o ouro possui outra finalidade.

Empresa armazena ouro “em forma de criptomoedas”

Quando os investidores comprar a criptomoeda Digix Gold Token (DGX) eles estão investindo diretamente em ouro. Dessa forma a plataforma que opera o token, a Digix Global, armazena fisicamente o ouro como garantia pela compra de sua criptomoeda. Isso garante aos investidores a possibilidade de investimento em barras de ouro através da tecnologia blockchain.

A empresa é responsável pelo armazenamento físico do metal precioso, que passa por uma auditoria trimestral. O lucro obtido com a reserva do ouro deveria ser redistribuído através de outro token da rede Digix Global, o DigixDAO (DGD). Mas até então nenhum lucro obtido com a venda do ativo no mercado foi repassado, embora a criptomoeda tenha sido lançada recentemente, no início de maio de 2018.

Plataforma foi criada em 2014

A Digix Global foi criada em 2014 com sua sede sendo lançada em Cingapura. Pouco tempo depois a oferta privada da criptomoeda foi lançada. Em 30 de março de 2016 aconteceu a oferta inicial da moeda (ICO). A venda foi um sucesso em apenas doze horas foi esgotada a oferta, sendo que 1,7 milhão de DGD foram vendidas.

A venda garantiu a plataforma Digix Global uma arrecadação equivalente a US $ 5 milhões. Do total de criptomoedas emitidas, 300 mil delas foram reservadas para a equipe da plataforma.

Concorrentes no mercado

Um token Digix Gold Token (DGX) equivale a uma grama do ouro e dessa forma a plataforma permite o investimento praticamente direto no metal precioso. A rede Digix Global é um dos primeiros ecossistemas independente criado dentro da rede Ethereum.

Já existem algumas empresas que possibilitam o investimento em ouro no mercado de criptomoedas, representando concorrência para a Digix Global. A maior delas é a GoldMoney, que possui dois bilhões de dólares em ativos na plataforma. A empresa é líder no mercado de armazenamento digital de ouro e representa uma grande concorrente para a Digix Global. Outro concorrente em peso no mercado seria o Tether.

O que esperar do Digix Gold Token (DGX)?

Embora o token tenha seu preço “fisicamente” entrelaçado ao ouro, o desempenho do Digix Gold Token (DGX) ainda não é convincente. O token está muito longe dos 100 maiores ativos digitais comercializados no mercado, e figura entre as criptomoedas que conseguiram pouca visibilidade. Contudo, isso pode mudar de acordo com as mudanças implantadas pela empresa, como a criação do token de governança DigixDAO (DGD). O token de suporte a rede, o (DGD), está muito melhor colocado que a principal criptomoeda da rede Digix Global.

Mas a invisibilidade da criptomoeda não ofusca a estabilidade que o DigixDAO (DGD) pode apresentar. O armazenamento físico de ouro através da plataforma poderá atrair grandes investidores, tudo dependerá da postura da rede em relação ao mercado nos próximos meses.