Chervinsky: ETF de Bitcoin (BTC) tem 10% de chance de ser aprovado

chervinsky etf bitcoin
Jake Chervinsky só da uma chance de 10% ao ETF Bitcoin

Na semana passada, a SEC adiou a decisão sobre a aprovação da proposta de ETF de Bitcoin da Vaneck/SolidX. Agora, o conhecido especialista Jake Chervinsky disse que atualmente só atribui uma chance de sucesso de dez por cento.

ETF de Bitcoin improvável?

Jake Chervinsky é bem conhecido na comunidade de criptomeodas. O especialista legal acredita que uma chance de apenas 10% para a aprovação do ETF de Bitcoin. Em uma série de tweets, ele explicou por que o ETF de Bitcoin está em perigo. Segundo ele, a principal razão para uma possível recusa é a acusação de manipulação do mercado.

“A SEC TINHA MUITAS PREOCUPAÇÕES- o suficiente para 18 perguntas. A questão mais importante foi sobre a manipulação do mercado. A SEC queria saber se a CBOE BZX (a exchange que pediu O ETF) tem um “CONTRATO DE MONITORAMENTO COM um mercado regulamentado de tamanho significativo””

Chervinsky considera este o ponto mais importante. Isso porque foi a principal razão pela qual a aplicação do ETF de Bitcoin Winklevoss foi rejeitado pelos comissários em Julho de 2018.

O problema da falta de competência

O especialista legal também observa que a SEC não tem jurisdição sobre as exchanges de criptomoedas. E isso é um grande problema para a comissão:

“O problema da SEC é que tem NENHUMA RESPONSABILIDADE pelas exchanges de criptomoedas. Desse MODO, a SEC NÃO pode FORçar as exchanges de publicar a informação que precisa para identificar manipulações (como spoofing & WASH-TRADING). ALÉM DISSO, NÃO se PODE detectar se uma exchange está envolvida em atividades fraudulentas.

Chervinsky conclui que,

“Se o prazo ia expirar hoje, daria ao ETF de Bitcoin uma chance de aprovação de 10%”.

ETF de Bitcoin VanEck vs.Winklevoss

No entanto, mesmo se a SEC rejeita o ETF de Bitcoin da Vaneck/SoldiX, há sempre a possibilidade de entrar em recurso. Dessa forma, o pedido tem ser reanalisado pelos Comissários, igual aconteceu com o ETF dos Winklevoss. Além disso, o pedido do ETF de Bitcoin da Vaneck/SolidX difere muito do pedido dos Winklevoss.

Atualmente tem dois republicanos (Peirce e Roisman), um Democrata (Jackson) e o presidente Clayton (listado como independente, mas nomeado por um republicano) a favor do ETF. Segundo o analista John Galt, isso pode dar ao ETF de Bitcoin da VanEck uma probabilidade maior de ser aprovado. Ele observou:

“Quando decidiram sobre o vaneck/SolidX, os republicanos Peirce e Roisman, que favorecem a aprovação, colocam o presidente Clayton na posição oposta que ele tinha no etf dos Winklevoss. Se ele se opuser à aprovação e ficar do lado de Jackson temos um impasse regulatório. Se ele estiver do lado dos seus colegas republicanos, temos a aprovação de um ETF de Bitcoin FÍSICO. É assim que acredito que o SolidX seja aprovado.”

O prazo final para a decisão sobre o ETF de Bitcoin da VanEck/SolidX está definido para o dia 27 de fevereiro de 2019.