Carteiras para Criptomoedas: Que tipos de “carteiras virtuais” existem?

carteiras de criptomoedas

Para manter suas criptomoedas seguras, você precisa uma carteira que funciona como uma conta bancária em que você armazena sua criptomoedas. Você deve comprar sua carteira apenas de fontes confiáveis. Na Internet existem ofertas fraudulentas, que podem ser evitados ao comprar nos sites oficiais.

Muitas vezes, os fundadores de uma criptomoeda disponibilizam uma carteira para download em seu site. No entanto, nem sempre isso é o caso. As possibilidades variam muito de moeda para moeda. Para o Bitcoin existem inúmeras carteiras, já que é a moeda mais proeminente

Carteira Online – Segurança Moderada

Muitas Exchanges de criptomoedas oferecem as chamadas carteiras online. Este é um tipo de carteira online onde suas moedas são armazenadas. Na Binance, você pode criar endereços de recebimento para mais de 50 moedas virtuais diferentes como Bitcoin, Monero, Ethereum, Ripple e outras.). Outras Exchanges que disponibilizam carteiras online são:

  • Bittrex
  • Bitstamp
  • Bitfinex
  • Gdax
  • Bithumb

Um endereço de recebimento é o seu endereço único com o qual você pode receber e também enviar criptomoedas. Você sempre pode regenerar esse endereço. Se você quer receber moedas, tem que especificar o seu endereço único para que o remetente possa enviar as moedas diretamente para sua carteira. Para identificar exatamente a transação, é possível formular uma mensagem para garantir uma atribuição posteriormente. Isso é especialmente útil se você quer trocar moedas em sites como changelly.com

Se você se registou em uma Exchange vai ter 2 opções:

  1. Você quer receber moedas -> a operação é normalmente executada sob o nome de “Deposit (Depósito)
  2. Você quer enviar moedas -> a operação é normalmente executada sob o nome “Withdrawal (Retirada)

Para que sua carteira online tenha mais segurança, você deve ativar a autenticação de dois fatores (2FA). Isso significa que você precisa se identificar com sua senha e um código de 6 dígitos. Este código será exibido em um aplicativo, como o Google Authenticator.

Este aplicativo está conectado à Exchange e gera um código de 6 dígitos que está disponível apenas por um curto período de tempo. A autenticação de dois fatores diminui o risco de fraude e hackers. No entanto, a Carteira Online não oferece o nível mais alto de segurança disponível.

Carteiras Desktop/Mobile – Boa Segurança

As Carteiras para Desktop e Mobile são carteiras de criptomoedas que são executadas em dispositivos conectados à Internet. Estes incluem, naturalmente, o celular, tablet ou seu próprio computador. Esses clientes podem ter nomes diferentes, dependendo da criptografia:

  • Nano Wallet para o NEM (XEM)
  • Carteira Misty para Ethereum (ETH)

Para obter acesso a essa “carteira virtual”, você precisa conhecer sua “chave privada” e fornecê-la para verificação. Chaves privadas são códigos secretos que, normalmente, só você ou uma terceira pessoa tem acesso. É melhor, no entanto, manter este arquivo/chave completamente em segredo.

As Carteiras Desktop são mais seguras do que as Carteiras Online, mas ainda não oferecem a maior segurança disponível.

Carteiras de Hardware – Segurança Máxima

Para aqueles que querem o máximo de segurança, devem comprar uma Carteira Hardware. Este dispositivo eletrônico foi desenvolvido e programado com o único propósito de guardar as criptomoedas. Ele parece um stick USB, e atualmente oferece a maior segurança disponível. Os três fabricantes mais conhecidos são:

carteira ledger

As Carteiras Hardware mantêm o arquivo de chave privada longe da Internet, dificultando o acesso a esse arquivo- As chaves privadas são, portanto, armazenadas offline no Ledger, KeepKey ou Trezor.

Qualquer hacker tem primeiro roubar a própria carteira hardware para chegar à sua chave privada. A carteira também é protegido por um PIN.

Além disso, a Carteira Hardware é protegida contra qualquer tipo vírus ou malware. Esta possibilidade de armazenar criptomoedas é atualmente a opção mais segura. Se mesmo assim você perde a carteira, você ainda pode restaurar ela com o código de backup que você precisa criar antes.