Carteira Bitcoin – Qual é a melhor carteira de bitcoin? Tudo que precisa saber

carteira bitcoin

Para negociar Bitcoins, você precisa de uma carteira digital, também chamada de wallet em inglês. Existem muitas opções diferentes de carteiras no mercado  para armazenar Bitcoin (BTC). Mas qual é a melhor carteira bitcoin?

Este guia vai ajudar você a encontrar a melhor carteira Bitcoin. Não existe um padrão universal para as carteiras de Bitcoin. Elas existem em plataformas diferentes e com diferentes funções. Se você quer a melhor carteira possível, continue lendo …

O que é uma carteira Bitcoin?

Uma carteira Bitcoin é o primeiro passo para usar o Bitcoin. Sem uma carteira, você não pode receber, armazenar ou gastar bitcoins. Você pode pensar em uma carteira como sua interface pessoal para a rede Bitcoin, assim como sua conta bancária online é uma interface para o sistema monetário normal.

As carteiras de Bitcoin incluem chaves privadas: números secretos que permitem que você gaste seus bitcoins.

Na verdade, não são bitcoins que precisam ser armazenados em backup, mas as chaves privadas que dão acesso a eles. Uma carteira de bitcoin é apenas um aplicativo, site ou dispositivo que gerencia as chaves privadas de bitcoins para você.

Lembre-se: As chaves privadas devem ser protegidas por seus usuários para usar a rede Bitcoin com segurança, sem serem roubadas. Quando você passa suas chaves para outra pessoa, essa pessoa tem o controlo sobre seus fundos de criptomoeda.

Tipos de carteiras de Bitcoin

Vamos falar sobre os tipos de carteiras Bitcoin e por que você deve selecionar um tipo sobre o outro.

Carteiras Hardware

O Ledger Nano S é um exemplo de uma carteira de hardware. Uma carteira de hardware é um dispositivo físico eletrônico projetado com o único propósito de proteger bitcoins.

A principal inovação é que a carteira de hardware deve estar conectada ao seu computador, smartphone ou tablet antes que os Bitcoins possam ser emitidos.

As três carteiras de hardware mais conhecidas e melhores bitcoin são:

As carteiras hardware são uma boa escolha se você se preocupa com segurança e armazenamento de bitcoins confortável e confiável.

As carteiras de hardware Bitcoin mantêm as chaves privadas longe de dispositivos vulneráveis ​​conectados à Internet.

Suas principais chaves privadas são armazenadas em um ambiente offline seguro na carteira de hardware. Totalmente protegido, o dispositivo pode até ser conectado a um computador infectado por malware.

Como os Bitcoins são digitais, os cibercriminosos poderiam ter como alvo a “carteira de software” do seu computador e atacar ela, obtendo acesso à sua chave privada. Gerar e salvar chaves privadas offline, usando uma carteira hardware, garante que os hackers não encontrem uma maneira de obter seus bitcoins.

Os hackers teriam que roubar a própria carteira de hardware, mas mesmo assim ela é protegida com um código PIN. Não se preocupe se sua carteira de hardware foi roubada, perdida ou danificada: se você criou um código de backup secreto, você sempre poderá recuperar seus bitcoins!

O Ledger Nano S e o Trezor são as carteiras mais avançadas. Em termos de segurança, usabilidade e privacidade, as duas carteiras de hardwares são iguais. No entanto, a Ledger pode ser usada com mais criptomoedas do que a Trezor

Vantagens de carteiras de hardware

  • A maneira mais fácil de manter seus Bitcoins em segurança
  • Backup fácil
  • Pouco espaço para erros: A configuração é fácil, mesmo para usuários menos experientes

Desvantagens

  • Elas são pagas

Carteiras Bitcoin Desktop

As carteiras Desktop são baixadas e instaladas no computador. Se a privacidade é mais importante para você, a Bitcoin Core Wallet é uma boa opção, pois não depende de terceiros para dados.

Electrum é uma carteira Bitcoin para Mac, Linux e Windows. O Electrum foi desenvolvido em novembro de 2011. Os principais recursos da Electrum são: suporte para carteiras hardware (como TREZOR, Ledger Nano e KeepKey) e armazenamento seguro de bitcoins através do uso de um computador off-line. O Electrum é uma ótima opção para usuários iniciantes e experientes.

Outra carteira desktop interessante é a Exodus Wallet. Ela tem a vantagem de oferecer suporte para muitas criptmoedas além de Bitcoin, e a possibilidade de trocar criptomoedas dentro da carteira através do ShapShift. Assim, mesmo se você não tem Bitcoin, pode trocar outra criptomeoda por Bitcoin sem ter que enviar fundos para uma Exchange. A Exodus aceitas as seguintes criptomoedas:

  • 0X (ZRX)
  • Aragon (ANT)
  • Augur (REP)
  • Bancor (BNT)
  • BAT (BAT)
  • Bitcoin (BTC)
  • Bitcoin Cash (BCH)
  • Bitcoin Gold (BTG)
  • Civic (CVC)
  • Dash (DASH)
  • Decred (DCR)
  • DigiByte (DGB)
  • District0x (DNT)
  • Edgeless (EDG)
  • ETH Classic (ETC)
  • Ethereum (ETH)
  • Gnosis (GNO)
  • Golem (GNT)
  • iExec RLC (RLC)
  • Litecoin (LTC)
  • Matchpool (GUP)
  • Numeraire (NMR)
  • OmiseGo (OMG)
  • Ripio (RCN)
  • SALT (SALT)
  • Status (SNT)
  • Vertcoin (VTC)
  • WeTrust (TRST)
  • Wings (WINGS)
  • Zcash (ZEC)

Hot Wallets

Hot Wallets são carteiras Bitcoin que funcionam em dispositivos conectados à Internet, como computadores, telefones celulares ou tablets.

Chaves privadas são códigos secretos. Como as carteiras ativas geram suas chaves privadas em um dispositivo conectado à Internet, elas não podem ser consideradas 100% seguras.

Vantagens de Hot Wallet

  • A maneira mais fácil de manter pequenas quantidades de Bitcoin
  • O envio e recebimento de pagamentos é rápido e fácil
  • Algumas carteiras quentes fornecem acesso a fundos em vários dispositivos

Desvantagens

  • Não confiável para armazenamento seguro de grandes quantidades de Bitcoins

Carteiras Online Bitcoin (Carteiras Web)

As carteiras da Web armazenam suas chaves privadas on-line, onde são criptografadas com uma senha selecionada pelo usuário. Ao fornecer o nível mais baixo de segurança, as carteiras on-line do Bitcoin têm a vantagem de serem acessíveis a qualquer dispositivo conectado à Internet.

Carteiras Bitcoin Mobile

Há uma grande variedade de carteiras Android. Como as carteiras Bitcoin foram originalmente bloqueadas pela Apple, os desenvolvedores passaram muito tempo desenvolvendo apenas para o Android.

A Mycelium é a carteira Bitcoin mais popular para Android. É muito fácil de enviar e receber pagamentos. Seu backup é muito simples porque o Mycelium facilita as instruções de instalação e backup.

A breadwallet, lançou recentemente uma carteira Android. Ela fornece aos usuários controle sobre suas chaves privadas, uma interface amigável e suporte a senha.

Edge é uma carteira Bitcoin fácil de usar para iPhone e Android. O recurso de login familiar torna o uso do aplicativo fácil de usar para as pessoas que não conhecem bem o Bitcoin. A carteira também cria backups automáticos para que você não precise se preocupar com as formalidades de backup manual da carteira.

Bancos de Bitcoin perderam US $ 1 bilhão em hacks
Uma última coisa que não deve ser esquecida quando se trata de carteiras Bitcoin é que há uma diferença entre uma carteira e um banco. Alguns usuários do Bitcoin vêem o Coinbase como uma carteira de bitcoin, mas empresas como essas são muito mais parecidas com bancos.

Qual carteira é melhor para você?

Investir ou guardar? Uma carteira hardware manterá suas moedas seguras. Uma carteira de software envia e recebe bitcoins facilmente. O melhor de tudo é que as carteiras de software são gratuitas.

Cada carteira tem prós e contras e carteiras diferentes são projetadas para resolver problemas diferentes. Algumas carteiras são projetadas para segurança, enquanto outras são mais focadas em privacidade.

Suas necessidades especiais devem determinar qual carteira você vai sua, pois não há “melhor carteira de bitcoin”.

Todos os dias, novas carteiras de Bitcoin fraudulentas são adicionadas à Google Play Store e à Apple App Store, projetadas para roubar o Bitcoin de outras pessoas.

Notas finais

Entender como as carteiras Bitcoin funcionam é um aspecto importante do uso seguro dessa nova tecnologia. O Bitcoin ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento, e as carteiras estão se tornando muito mais fáceis de usar com o tempo.

Em um futuro próximo, determinados dispositivos sairão com carteiras pré-instaladas que interagem com o blockchain sem o conhecimento do usuário.

Por enquanto, é importante ter em mente que as chaves privadas são o que você precisa se quiser proteger seus bitcoins contra hackers, erros de usuários e outros possíveis problemas.

Você é responsável pela sua segurança

Seus bitcoins só são seguros se a chave privada tiver sido gerada com segurança, e, o mais importante, está sob seu controle! Gere suas chaves privadas em um ambiente offline seguro. (Exceto quando você usa pequenas quantidades, em cujo caso as chaves podem ser criadas em uma carteira quente).

Crie backups de suas chaves privadas. Isso ajuda a proteger contra a perda de seus bitcoins devido a erros no disco rígido ou outros problemas ou acidentes. Idealmente, você deve ter um conjunto duplicado de backups fora do local para proteger contra incêndio, roubo, etc.

Criptografe carteiras para segurança adicional. Isso ajuda a evitar roubos no caso de roubo do seu dispositivo ou carteira de hardware.
Proteger seus bitcoins é o passo mais importante para todos os usuários de Bitcoin.

Com o Bitcoin você tem o privilégio – mas também a responsabilidade – de garantir seu próprio dinheiro. Havia inúmeros esquemas de Bitcoin que poderiam ser evitados se as vítimas não confiassem seus bitcoins a qualquer outra pessoa.