Bitcoin (BTC): SEC adia novamente decisão sobre o ETF de Bitcoin da VanEck

etf de bitcoin vaneck

A aprovação de um ETF de Bitcoin é a grande esperança entre investidores de criptomoedas para iniciar uma nova alta. Ontem, a SEC comunicou que a decisão sobre a aprovação do ETF de Bitcoin da VanEck vai se atrasar mais uma vez. No entanto, isso foi a última vez que Comissão pude atrasar esse processo. A SEC tem tomar uma decisão final no dia 27 de fevereiro de 2019.

A Securities and Exchange Commission (SEC) adiou a decisão sobre a aplicação do ETF de Bitcoin da VanEck (Exchange Traded Fund) até o dia 27 de Fevereiro de 2019. Assim, esse atraso não é uma surpresa, uma vez que quase todo o mercado de criptomoedas está atualmente operando em baixa. A SEC divulgou essa mensagem:

“A Comissão considera apropriado estabelecer um período maior, dentro do qual um decreto poderá ser decidido, autorizando ou rejeitando a mudança de regulação proposta. Assim, temos tempo suficiente para avaliar essa mudança de regulação proposta.”

A SEC não pode adiar mais a decisão sobre um ETF de Bitcoin

No entanto, essa foi a última maneira legal de atrasar a decisão. Conforme descrito no próprio pedido, a SEC agora tem definitivamente aprovar ou reprovar a alteração de regra proposta no dia 27 de fevereiro de 2019.

“… A Comissão, de acordo com a Seção 19 (b) (2) da Lei, escolheu o dia 27 de fevereiro de 2019 como a data em que a Comissão aprovará ou desaprovará a alteração de regulação proposta.”

Ao contrário deste anúncio, o diretor de estratégia de ativos digitais da Van Eck expressou seu otimismo. Ele disse que estava confiante de que a SEC estava prestes a submeter sua solicitação para aprovação do ETF de Bitcoin. No entanto, isso não é um grande retrocesso. Assim, ele acredita que é apenas uma questão de tempo até que o mercado esteja pronto para um produto financeiro:

“Temos certeza de que a América quer um ETF de Bitcoin. Acreditamos que cumprimos todas as barreiras da estrutura do mercado e os requisitos de preço, custódia, e avaliação. estamos cautelosamente otimistas.”

Esse ano, A SEC adiou várias vezes a decisão sobre o ETF da VanEck e da SolidX Bitcoin Trust.

O papel da SEC

Até aqui, a SEC rejeitou todos os pedidos apresentados. A comissão sempre justificou essa decisão com a falta de requisitos legais, bem como os possíveis efeitos sobre o mercado de criptomoedas que ainda não foram suficientemente esclarecidos. Por outro lado, alguns críticos acusam a SEC de pura arbitrariedade. Outros até dizem que a SEC atrasa o ETF artificialmente, para esperar um melhor momento do mercado.

Apesar disso, a Nasdaq anunciou que vai lançar os futuros de Bitcoin no primeiro semestre do próximo ano. Isso, juntamente com a aprovação de um ETF, poderia ter um impacto positivo na evolução de todas as criptomoedas.

E se o pedido for reprovado?

Uma das questões urgentes é o que acontece se o pedido vai ser reprovado pela SEC. O jurista Jake Chervinsky esclareceu essa questão, dizendo:

“Eles (VanEck/SolidX) podem apresentar um apelo para que os comissários revejam a decisão. Foi o que aconteceu com o ETF da Winklevoss, que foi negado pela SEC em março de 2017. Depois, os comissários confirmaram a decisão em julho de 2018. Caso contrário, eles têm que começar tudo de novo.”

Você acha que a SEC irá aprovar o ETF de Bitcoin da VanEck/Solid X em Fevereiro de 2019? Deixe nos saber sua opinião nos comentários abaixo!