Bitcoin (BTC) e fazendas de mineração vão parar na Rede Globo

Globo mostra fazendas de mineração na Islândia

Emissora fez um especial sobre criptomoedas e investimentos na área

Raramente o Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas são noticiadas pela Globo. Em sua maioria, notícias e reportagens falam sobre criemes e acusações relacionados ao mundo criptográfico. Porém, dessa vez o canal decidiu mostrar um avanço tecnológico relacionado ao Bitcoin (BTC)  e as fazendas de mineração.

O conhecimento sobre criptomoedas ainda é pouco difundido no Brasil. Estima-se que menos de 5% de toda a população tenha um conhecimento, pelo menos básico, sobre os ativos digitais. Com a falta de notícias sobre este assunto no meio tradicional de comunicação no país, menos ainda os brasileiros podem conhecer sobre as criptomoedas e a indústria que está por trás dos tokens no mundo.

Reportagem sobre o Bitcoin (BTC) foi ao ar no Jornal Hoje

O Bitcoin (BTC) virou notícia em uma reportagem especial veiculada pela Rede Globo. Ao invés de crimes e especulações, a emissora decidiu falar sobre os avanços tecnológicos ligados ao Bitcoin (BTC) e as criptomoedas. O quadro, conhecido como “Série tecnologia”, falou até sobre a mineração do Bitcoin (BTC), que acontece em fazendas espalhadas por todo o mundo.

No caso da reportagem, fazendas de mineração foram visitadas na Islândia. O país é conhecido por atrair negócios deste setor por vários motivos. O primeiro, dentre eles, é o clima. Com uma temperatura gélida durante praticamente todo o ano, a Islândia tornou-se um pólo para fazendas de mineração.

Energia barata na Islândia atrai negócios envolvendo a mineração

Essa temperatura baixa impede que equipamentos de ventilação sejam necessários nas fazendas, a fim de diminuir a temperatura dos equipamentos. No caso da Islândia, nem mesmo é preciso cuidar da refrigeração dos equipamentos, pois a temperatura externa faz com que o ambiente seja favorável a mineração de criptomoedas como o Bitcoin (BTC).

Outro fator e muito importante para os mineradores é o valor da conta de energia elétrica. Na Islândia, a maioria da energia é geotérmica. Com essa exploração menos agressiva ao meio ambiente, o país consegue oferecer energia barata. Essa energia barata atraiu diversos negócios de mineração no país e que foram noticiados durante o Jornal Hoje desta segunda-feira (17).

Confira o preço do Bitcoin (BTC) nesta terça-feira (18)

O preço do Bitcoin (BTC) vivia momentos de terror no mercado até então. Contudo, nesta segunda-feira (17) a criptomoeda voltou a subir. Isso aconteceu após muitos temerem que o ativo fosse valer abaixo de US$ 3 mil pela primeira vez em 2018. Mas isso ainda não aconteceu com o token.

Segundo dados do CoinMarketCap, nesta terça-feira (18) o preço do Bitcoin (BTC) está sendo cotado em US$ 3.512,13. Esse valor representa para a criptomoeda uma valorização no dia de quase 4%. No gráfico abaixo você pode conferir o preço do Bitcoin (BTC) em tempo real.