Baleias Bitcoin sustentavam estabilidade do mercado, aponta estudo

Baleias Bitcoin ajudam na estabilidade do mercado

As famosas Baleias Bitcoin são as responsáveis pela estabilidade de preços vivida no mercado nos últimos tempos. Segundo um estudo recentemente publicado pela Chainalysis, esses investidores estariam fazendo bem e não mal ao mercado, como a maioria pensava.

As Baleias Bitcoin são investidores anônimos que possuem milhares de unidade da criptomoeda. Dessa forma, essa quantidade de criptomoedas é tão grande que a movimentação desses Bitcoins pode influenciar no preço do mercado de ativos digitais. Sendo assim, esses investidores poderiam interferir diretamente no preço do Bitcoin (BTC) e em outras criptomoedas, por exemplo.

Baleias Bitcoin fizeram mais bem do que mal para o mercado de criptomoedas

Muitos indagavam que as Baleias Bitcoin eram responsáveis por fazer o preço da criptomoeda despencar. Alguns apontamentos revelavam que eram esses investidores que fizeram o preço do Bitcoin (BTC) atingir US$ 20 mil em 2017. Porém, segundo a Chainalysis, esses investidores tiveram boas intenções para com o mercado de criptomoedas.

As Baleias Bitcoin podem exercer um controle no preço do Bitcoin (BTC) em benefício próprio. Contudo, não parece que foi isso que esses investidores fizeram nos últimos meses. Da mesma forma que as Baleias Bitcoin podem influenciar negativamente o preço do Bitcoin (BTC), movimentos com milhares de unidades da criptomoeda também pode garantir uma estabilidade no mercado, por exemplo.

Baleias Bitcoin não vendem criptomoedas no momento de baixa nos preços

Segundo o relatório da Chainalysis, mais da metade de Baleias Bitcoin não movimentam suas criptomoedas. Portanto, esses investidores não são considerados ativos no mercado e não representar riscos para uma bolha. Outro dado importante revelado é que Baleias Bitcoin não costumam vender seus ativos no momento de queda do preço da criptomoeda. Pelo contrário, o relatório analisou dados que mostram Baleias Bitcoin comprando criptomoedas no momento de desvalorização do Bitcoin (BTC).

Os investidores ativos representam cerca de um terço do total de Baleias Bitcoin presentes no mercado. Sendo assim, 32 das maiores carteiras da criptomoeda possuem, juntas, mais de um milhão de unidades de Bitcoin (BTC). Desse total, apenas nove carteiras negociam frequentemente no mercado, e juntas elas representam 332 mil unidades de Bitcoin (BTC), ou algo em torno de US$ 2 bilhões de dólares.