Aeroportos e empresas aéreas estudam utilizar tecnologia blockchain

Aeroportos e empresas do setor podem usar tecnologia blockchain

A tecnologia blockchain poderá chegar aos aeroportos e nas empresas aéreas em breve. Dessa forma, a tecnologia poderia ser utilizada no tráfego aéreo e gerenciamento de dados, por exemplo. De acordo com uma pesquisa recentemente publicada, a  tecnologia blockchain possui grande potencial para ser utilizada nessa área.

Considerada promissora, a tecnologia blockchain permite um gerenciamento de dados através de blocos. Esses dados são armazenados como um tipo de “livro caixa” em que tudo fica armazenado. Além disso, a segurança da tecnologia blockchain pode ser resumida em diversos protocolos e formas de manter salvo e protegido todos os dados. Sendo assim, essa tecnologia vem conquistando cada vez mais diversos tipos de mercado.

Tecnologia blockchain pode revolucionar o setor de aviação mundial

Por ser uma tecnologia completamente nova, o blockchain ainda está sendo utilizado pelas primeiras empresas. Aos poucos alguns negócios já integraram a tecnologia ao seu sistema, mas ainda falta muito para a tecnologia blockchain explorar. Em muitos mercados essa tecnologia ainda não chegou, e pode revolucionar setores como o da aviação, por exemplo.

Em uma pesquisa realizada pela Sita, a tecnologia blockchain aparece como algo promissor para o setor de aviação. A pesquisa aponta que esse tipo de tecnologia é mencionada por diretores de tecnologia da informação (TI) de aeroportos e de várias companhias aéreas em todo o mundo.

Cada empresa possui seu sistema que não é integrado a outras companhias aéreas

A tecnologia blockchain pode ser utilizada em diversos sistemas que atualmente não funcionam de forma integrada. Desse modo, desde a emissão da passagem até o gerenciamento de informações sobre passageiros frequentes podem ser armazenados de forma inteligente através da tecnologia blockchain.

Deixando de lado cada sistema de cada companhia aérea, a tecnologia blockchain pode integrar todo o setor comercial de aviação. Sendo assim, um controle maior aconteceria em relação aos dados. Por outro lado, a tecnologia blockchain oferece também a descentralização de dados. Dessa forma, empresas e aeroportos serão integrados sem que um centro de dados seja responsável por controlar esse ecossistema, graças a tecnologia blockchain.